05 outubro 2009

Marina Silva Ministra Musa das Matas I Hermes Machado

Certa vez, travando conhecimentos filosóficos com uma comerciante da cidade de Cornélio Procópio no Estado do Paraná, ela me disse:
– O Mundo judia e caçoa os idealistas.
Naquela ocasião; estávamos sob intensos raios solares cozendo nossas cachimônias em pleno inicio de fevereiro do ano de 2008. Lembro-me que falávamos sobre a devastação da Amazônia, a parcimônia de esforços dos muitos dotados do poder da pena verde e amarela e a coragem de uma certa senhora de sobrenome Silva. Ao cita-la como sendo eu seu simpatizante, a instruída dona de comércio que também realizava palestras de auto-motivação para graduandos em faculdades da região ainda acresceu:



– Vejo nos seus olhos, na conduta linguística e na linguagem corporal que você é um autêntico exemplar idealista, portanto, tome cuidado!
Aquele atestado me deixou intrigado. Quando o dia declinou e a bela noiva de branco apareceu entre as estrelas e eu, já hospedado em um pequeno hotel na cidade de Londrina, dispus-me de um computador que loquei com o intuito de divagar através da rede internacional de computadores o singelo poema:
Marina Silva, “ministra musa das matas”.
A Amazônia espera em teu clarividente clamor,
Lucidez e ação urgente dos mandatários do Brasil.
Que ainda vacilam ante as forças ocultas,
Não se sabe se por barganha,
Ou se por desatino daquela que é
A preciosa pedra verde em vegetal.
Nossa maior relíquia em pau vivo e clorofila,
O ouro verde em oxigênio, a pedra angular que dá sustentação a Terra.
Que os anjos de Jeová estejam com Marina Silva,
Livrando-a das ameaças dos abutres.
Calcinando os que persistem ocupar o solo alheio,
Dando a ela, Marina Ministra, a musa das matas,
Liberdade para cumprir com o nobre legado.
Seria eu, ainda considerado um idealista pela distinta comerciante, caso ela tivesse lido minha pequena homenagem a personalidade da mulher Ministra Marina Silva que é no cenário em que se encontra pelejando, a mais nobre heroína atualmente neste país chamado Brasil?


Hermes Machado é escritor paulistano que vive na Baixada Santista. Antes de iniciar a carreira literária atuou como guia para congressos nos Estados Unidos, foi executivo de empresas e gestor de negócio próprio. É autor do romance Vitória na XXV, possui contos e crônicas em sites e jornais impressos no Brasil e exterior.

***